Arroio do Meio

Já conhece Arroio do Meio? Confira alguns pontos turísticos da cidade.

 

 

Arroio do Meio

MORRO GAÚCHO

Elevação basáltica proeminente situada ao norte do município de Arroio do Meio, distrito de Palmas, com acesso pela RS-130 em direção a Encantado. Um dos principais cartões postais do Vale do Taquari, cuja vista panorâmica no topo do morro, a 559 m.a.n.m. permite avistar cidades como Roca Sales, Colinas, Lajeado e a inconfundível curva do Rio taquari. O local é procurado para a prática de esportes como paraglyder, escaladas, ciclismo e trekking. Parte do Morro Gaúcho é considera Área de Preservação Permanente (APP).

 

PRAÇA FLORES DA CUNHA

A praça leva este nome em homenagem a José Antônio Flores da Cunha que foi quem decretou a criação do Município. A praça possui área de lazer infantil para entretenimento das crianças, além de quadra para a prática de esporte e acesso a internet. Aprazível espaço arborizado para o convívio comunitário, a praça oferece também banheiros, iluminação e bancos para descanso. O local oferece como diferencial um calçadão coberto, denominado Rua de Eventos, palco de várias programações artísticas, culturais e esportivas do município.

Arroio do Meio
Arroio do Meio

ÁREA DE LAZER PÉROLA DO VALE

 

A Área de Lazer Pérola do Vale está situada no centro do muncípio. Ideal para a prática de caminhadas, o local possui caminhódromo, academia ao ar livre, banheiros, iluminação, área verde e bancos para descanso. O espaço oferece também quadras para a prática de esportes e pista de skate. A área é uma das principais opções de lazer, entretenimento e recreação ao ar livre do município.

CAMINHOS DA FORQUETA

 

Lançado oficialmente em novembro de 2013, o Roteiro de Turismo Rural Caminhos da Forqueta reúne empreendedores turísticos do distrito de Forqueta, evidenciando as belezas naturais, agroecologia, arquitetura e potencialidades culturais da localidade. Integram o reoteiro a Igreja de Pedra e de São vendelino, o relógio dos Chás, o Camping do Irineu, o Alambique Maders, o Apiário Gisch, a Trilha da Pedra e Agroecologia Helena, Sítio Leite Verde, Café Colonial Reichert, Agroecologia Ferrari/Sistema Colhe-Pague e Artesanato.

Arroio do Meio
Arroio do Meio

IGREJA MATRIZ

 

Edificada pelo construtor José Pohl, a Igreja Matriz foi inaugurada em 15 de dezembro de 1940 e tem por padroeira a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Localizada no centro da cidade, em frente a praça Flores da Cunha, a Matriz atrai visitantes pela imponência do conjunto arquitetônico que inclui a Casa Paroquial, construída em 1918. Em estilo neogótico, o templo apresenta um dos mais marcantes elementos decorativos presente nas igrejas, os vitrais. Enormes e coloridas janelas que retratam cenas bíblicas formam vibrante jogo de luz.

CASA DO MUSEU

 

Erguida em 1918, foi consultório e residência do médico alemão Ernesto von Haeckel, quando da transferência da família para Arroio do Meio. Falecido em 1929, a viúva permaneceu na casa até meados da década de 30. Em 1941, foi vendida para a família de Edgar Jung. Em 1951, o imóvel foi adquirido pelo Poder Público para abrigar o Paço Municipal, de 1952 a 1974. Após, a casa ficou fechada até 1979, quando foi adquirida por Lauro Fröner, abrigando estabelecimentos comerciais. Em 1986, o imóvel foi declarado de utilidade pública, desapropriado, e readquirio em 1992 pelo Poder Público, sendo instalada no local a Casa de Cultura e Biblioteca Pública. De 1998 a 2008 abrigou a Secretaria de Educação e Cultura. Em 28 de novembro de 2002, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural Municipal. Desde 2008, adotou o nome de Casa do Museu, por abrigar o Museu Público Municipal de Arroio do Meio, oficialmente constituído em 2013.

Arroio do Meio